quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Hoje é dia de festa!!!


Hoje festejamos o Dia de Reis.
A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação simbolizando os três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltasar e Gaspar.
Durante a visitação os foliões passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.
Os instrumentos utilizados são: viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo, pandeiro e outros instrumentos.
Os personagens somam doze pessoas e todos os integrantes do grupo trajam roupas bastante coloridas, sendo eles: Mestre, Contra-Mestre, os Três Reis Magos, Palhaço e Foliões.
Durante a caminhada, é carregada a "bandeira" do grupo, um estandarte de madeira enfeitado com motivos religiosos.
O ponto alto da festa se dá quando dois grupos se encontram. Juntos, eles caminham em direção ao presépio da festa, o ponto final da caminhada.

0 comentários:

Postar um comentário