sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fatima Leão


Hoje vamos falar um pouquinho da cantora e compositora Aparecida de Fátima Leão de Rio Verde, GO, mais conhecida como Fátima Leão.
Ela que ainda menina, aprendeu a tocar violão graças a ajuda de amigos, que emprestavam o instrumento. Determinada,chegou a limpar uma escola de música em troca de aulas de violão hoje Fátima Leão é considerada uma das melhores compositoras do País, ela preserva o recorde de composições com mais de 1.700 sucessos gravados. Tendo várias composições gravadas por grandes nomes da música, como: Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, Bruno & Marrone, Sandy & Junior, João Paulo & Daniel e Rionegro e Solimões.
Fatima Leão iniciou a carreira em 1985 com a música "Objeto de prazer" feita em parceria com Matogrosso e gravada pela dupla Matogrosso e Matias. Tem composições com diversos parceiros, entre os quais Zezé di Camargo, Elias Muniz, Xororó, Joel Marques, Matogrosso e Felipe.
Ela é conhecida como uma das melhores compositoras do gênero sertanejo, chegando a ter em 1992 catorze músicas entre as mais tocadas nas vozes de diferentes duplas, entre as quais Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, Felipe e Falcão, Chico Rey e Paraná e Leandro e Leonardo.
Prêmios:
Prêmio Sharp - Melhor Compositora
Prêmio Di Giorgio - Melhor Compositora
Prêmio Canários de Ouro - Melhor Compositora






FONTE:http://www.dicionariompb.com.br/fatima-leao

0 comentários:

Postar um comentário