quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Lourenço e Lourival




Essa semana escutando o CD de Lourenço e Lourival fiz uma viagem no tempo passei por terras desconhecidas revi valores já esquecidos e relembrei como é bom escutar a musica sertaneja raiz, ao som da viola bem afinadinha escutar lindas histórias, conhecer um sertão que não existe mais e compartilhar através de voz de Lourenço e Lourival toda emoção, lutas vitorias e decepções de um povo.
Adoro o sertanejo universitário e gosto muito da levada do arrocha, mas a minha grande paixão é a melodia, a poesia o toque da viola, eu amo o Sertanejo Raiz. Hoje vou compartilhar algumas musicas dessa dupla, Lourenço e Lourival mais conhecidos como "As vozes de Cristal".


Com 45 anos de muito trabalho A humildade e simpatia são marcas registradas destes irmãos. Nascidos na região de Ribeirão Preto, os irmãos Arlindo (Lourenço) e Antônio (Lourival) tiveram uma infância humilde. Filhos de lavradores, trabalharam na lavoura desde pequenos, mas já sonhavam com a vida artística. Nas horas vagas, a imaginação transformava as enxadas em violas e latinhas velhas em microfones.
Aos 14 anos começaram a cantar na Rádio 79, em Ribeirão Preto, no programa "Festinha na Roça" do Compadre Barbosa, componente da dupla Barreiro e Barroso.

Aos 15 anos mudaram-se para São Paulo, onde começaram a trabalhar na Rádio América. Foram contratados pela gravadora Continental, ainda com o sêlo Chantecler, onde gravaram 2 discos de 78 rotações e posteriormente seu 1º LP.

Pouco tempo depois foram para a Rádio Bandeirantes, no programa Serra da Mantiqueira e, logo após, para a Rádio Nacional, onde tiveram como companheiros de trabalho nomes como Tião Carreiro e Pardinho, Abel e Caím, Zé Fortuna, entre outros.

Em 74 foram trabalhar no programa Linha Sertaneja Classe A, na Rádio Record, juntamente com Zé Bétio e José Russo, onde permaneceram durante 16 anos. Lá receberam o título carinhoso de "as vozes de cristal".

Lançaram mais 30 LPs pela gravadora Chantecler, trabalhos remasterizados e disponíveis atualmente em CDs, e 15 títulos pela gravadora RGE.
Entre os inúmeros sucessos emplacados por Lourenço & Lourival, estão "Se ainda existe amor", "Canga do tempo", "A caneta e a enxada", "Menina da aldeia", "Armadilha do destino", "Velha porteira", "A cruz que carrego", "Meu reino encantado", "O telefone", "Anel de noivado", "Como eu chorei", "Franguinho na panela" ...







0 comentários:

Postar um comentário