sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Música Raiz


Hoje Vamos falar um pouquinho sobre a música caipira.
A moda de viola é uma expressão da música caipira brasileira que se destaca como sendo seu maior exemplo, entre outros ritmos e estilos formados a partir das toadas, cantigas, viras, canas-verdes, valsinhas e modinhas, união de influências européias, ameríndias e africanas.
Hoje o gênero é denominado música raiz, com as letras dando ênfase no cotidiano e maneira de cantar.
A história da música raíz, pode ser dividida em três fases. De 1929 até 1944, como música caipira ou música raiz; do pós-guerra até os anos 60. Numa fase de transição, e do final dos anos 60 até a atualidade, como música sertaneja romântica.
Após a guerra introduzem-se na música caipira novos instrumentos como a harpa, e o acordeom, novos estilos, como os duetos com intervalos variados.
Ainda nesse período pós-guerra surgem novos ritmos como o rasqueado, introduzido no Brasil por Nhô Pai e Mário Zan principalmente, música com andamento moderado entre a polca paraguaia e a guarânia, a moda campeira e o pagode, mistura de catira e recortado, cujo principal representante foi o violeiro mineiro Tião Carreiro. A temática vai ficando gradualmente mais amorosa, conservando no entanto um caráter autobiográfico.
Artistas desta fase de transição são Cascatinha e Inhana, José Fortuna, adaptador da guarânia, Luizinho, Limeira e Zezinha, lançadores da música campeira, Irmãs Galvão, Irmãs Castro, Sulino e Marrueiro, Palmeira e Biá.
Vários compositores, como os paulistas Teddy Vieira (da cidade de Itapetininga) e Lourival dos Santos (da cidade de Guaratinguetá), ambos falecidos e que foram bastante ativos entre os anos 50 e 60, se esmeraram neste gênero musical.
Nos dias atuais, os mineiros Zé Mulato & Cassiano estão entre os bons compositores e cantadores de modas de viola.
Esse gênero de música que estava se perdendo com o tempo, esta sendo retomado com as novas duplas sertanejas, que fazem questão de coloca-las em seus repertórios. Hoje já ouvimos muitas modas de Tião Carreiro e Pardinho sendo cantada pelo público de todas as idades. E a viola caipira mais uma vez esta tendo espaço no cenário musical brasileiro.

0 comentários:

Postar um comentário